Saiba como tirar belas fotos mesmo não sendo um fotógrafo profissional

Saiba como tirar belas fotos mesmo não sendo um fotógrafo profissional

Fotografar vai muito além de dominar as questões técnicas de um equipamento, é preciso treinar o olhar, se inspirar e colocar a criatividade em prática. 

Porém, a fotografia é um processo que passou por muitas evoluções ao longo das décadas, e desenvolveu fundamentos que nos ajudam a criar boas fotos até os dias atuais. Desse modo, é importante ter em mente alguns princípios básicos da fotografia, que são eles:

ISO

O ISO mede a sensibilidade do sensor de imagem. Quanto menor o número, menor é a sensibilidade do sensor e, por isso, será necessária quantidade maior de luz para a foto. Cuidado ao utilizar um número de ISO alto, pois pode deixar a foto “granulada”;

Velocidade do obturador 

É o tempo em que a câmera ficará captando a luz, ou seja, que permanecerá com o obturador aberto para formar a foto. Por exemplo: para fotografar um beija-flor flutuando com suas asas paradas é necessário uma velocidade alta;

Abertura do diafragma

É o grau de abertura da câmera para a entrada de luz. Enquanto um ISO elevado resulta em uma foto “granulada”, uma elevada abertura do diafragma pode resultar em uma foto “estourada”.

Esses são os três pilares da fotografia, que podem parecer confusos no começo, mas com bastante treino é possível entendê-los e aproveitar ao máximo as possibilidades de sua câmera. 

Existe ainda o modo automático, no qual a câmera pensa nessas questões por você, mas limita a sua criatividade. Sabendo disso, vamos ver agora algumas dicas que podem melhorar as suas fotos. 

Ajuste o enquadramento

O enquadramento define o que será fotografado. Uma boa dica é utilizar a regra dos terços, que consiste em dividir a foto em nove quadros, sendo traçadas duas linhas na horizontal e duas linhas na vertical. 

Essas linhas determinam a posição dos objetos em cena, os quatro pontos de união das linhas determinam o olhar do espectador, ou seja, são esses pontos que chamam mais atenção em uma foto. No exemplo abaixo a luz do farol está sob um desses pontos de interseção.

Crie uma composição

A composição é a maneira como os elementos são dispostos na foto, ou seja, é pensar em qual objeto será fotografado. Você pode escolher um objeto em foco e desfocar todos os outros, ou até mesmo brincar com as fórmulas geométricas, criando linhas imaginárias na foto e, assim, criando uma perspectiva diferente. 

Preste atenção no foco e na iluminação

Uma boa foto necessita de uma boa iluminação no ambiente, então escolha lugares iluminados ou crie uma iluminação diferente com pontos de luz. Sempre verifique o foco, desfoque são legais, mas não na foto inteira. 

Conheça o equipamento 

Estude o equipamento que você irá usar, assim você conseguirá tirar maior proveito e ajustar as configurações como você deseja, saindo do modo automático. 

Procure referências

Ter boas referências é um bom ponto de partida para começar a tirar fotos, seja de paisagens, de pessoas ou animais, ter referências de planos, ângulos e de ideias criativas ajudam a desenvolver a técnica e o olhar. 

E vale lembrar que essas dicas também se aplicam para as câmeras de ação, uma vez que elas também permitem o ajuste manual dos recursos citados acima. Enfim, solte a imaginação e crie ótimas fotografias. Visite a nossa loja de câmeras online e conheça alguns modelos de câmeras de ação para você treinar a fotografia e se divertir, como a GoPro 8 e a GoPro Hero 9.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *