Filtros de mergulho para GoPro: onde, como e quando usá-los?

Filtros de mergulho para GoPro: onde, como e quando usá-los?

Explorar o mundo subaquático é uma experiência incrível, mas capturar imagens vibrantes e repletas de cores pode ser um desafio. À medida que você mergulha mais fundo, a perda de cor se torna mais evidente, deixando suas fotos com tons desbotados e sem vida. A razão para isso está na densidade da água, que é quase mil vezes maior que a do ar. Essa densidade impede a passagem eficiente da luz, resultando em imagens subaquáticas menos vibrantes.

Mas não se preocupe! Existe uma solução para esse problema: os filtros de mergulho para GoPro. Esses acessórios especiais restauram a cor natural das suas fotos subaquáticas, tornando-as tão vivas e realistas quanto a própria experiência. Embora os filtros vermelhos sejam os mais conhecidos e utilizados para corrigir a tonalidade azul da água, é fundamental ter uma variedade de filtros à disposição, pois cada ambiente subaquático pode apresentar condições diferentes.

Neste artigo, vamos explorar os diferentes tipos de filtros de mergulho para as câmeras GoPro: vermelho, magenta e snorkel (rosa claro) e como escolher o filtro certo para cada situação. Aproveite ao máximo suas aventuras subaquáticas com fotos e vídeos deslumbrantes, capturando toda a beleza do mundo submerso!

Filtro Vermelho (Red)

O filtro vermelho é adequado para águas tropicais ou azuis. Ele atua na correção da tonalidade azulada que ocorre em fotos e vídeos subaquáticos. Quando mergulhamos em águas profundas, a luz vermelha é a primeira a ser filtrada e absorvida pela água, tornando os tons azuis mais predominantes nas imagens capturadas pela câmera.

Ao utilizar um filtro vermelho, ele compensa a perda de luz vermelha, permitindo que a sua GoPro capture cores mais naturais e realistas durante os registros. Isso resulta em imagens mais vibrantes e com um equilíbrio de cores mais próximo do que nossos olhos percebem na realidade.

Geralmente, o filtro vermelho é mais eficaz em profundidades entre 5 e 25 metros, onde a tonalidade azul é mais evidente. Em águas mais rasas, como em áreas costeiras, a luz vermelha pode ser menos afetada, e em mergulhos mais profundos, outras cores também podem ser afetadas. Nestes casos, o uso de diferentes filtros ajudam a obter a correção de cor adequada.

Filtro Magenta

O filtro magenta corrige a tonalidade esverdeada que pode ocorrer durante os mergulhos. Em ambientes com águas verdes ou ricas em algas, a luz verde é mais prevalente e pode afetar a qualidade das imagens capturadas pela câmera.

A princípio, o filtro magenta corrige o desvio de cor e permite que a GoPro capture cores mais equilibradas e menos dominadas pelo tom esverdeado.

Assim como o filtro vermelho, o filtro magenta também é mais eficaz em determinadas profundidades e tipos de água. Geralmente, o filtro magenta é muito bem-vindo em mergulhos de 5 à 25 metros em águas verdes, lagos e principalmente em locais com muita vegetação subaquática, onde a tonalidade esverdeada é mais notável.

Filtro Snorkel (Rosa)

O filtro snorkel, também conhecido como filtro rosa, é um acessório utilizado em mergulhos e snorkeling para corrigir a tonalidade azulada ou esverdeada. Eles corrigem a perda de luz vermelha, permitindo que a GoPro capture cores mais naturais ao praticar snorkeling. Além disso, o filtro ajuda a trazer de volta as cores quentes e vibrantes que são essenciais para tornar as fotos e vídeos subaquáticos mais atraentes e imersivos.

Normalmente, o filtro snorkel é ideal para uso em águas rasas de 1 à 5 metros de profundidade e, também, em ambientes com uma quantidade significativa de luz natural. Ele melhora o equilíbrio de cores, evitando que fiquem dominadas pelo azul ou verde, tornando as cores mais próximas do que nossos olhos veem naturalmente.

Já sabia para o que servia cada um dos filtros de mergulho?

Os filtros de mergulho para câmeras de ação GoPro são aliados indispensáveis para capturar a verdadeira beleza do mundo subaquático. Com a densidade da água obscurecendo as cores naturais, esses acessórios se tornam essenciais para restaurar o equilíbrio de cores em suas fotos e vídeos.

Os filtros vermelhos corrigem a tonalidade azul, do mesmo modo que os filtros magenta neutralizam o verde excessivo. Já o filtro snorkel, ou rosa claro, é ideal para ambientes mais rasos e ensolarados, trazendo de volta as cores vibrantes e quentes. Com a variedade de filtros, você pode aprimorar suas aventuras subaquáticas e registrar imagens deslumbrantes que refletem a riqueza cromática dos cenários submarinos.

Então, prepare sua GoPro com os filtros adequados e mergulhe nessa experiência visual deslumbrante, onde a magia do mundo submerso ganha vida!

Procurando por filtros de mergulho para a sua GoPro?

Nós da ProAventura somos uma loja de câmeras de ação e temos diversos modelos de câmeras de ação desde GoPro até outras marcas como SJCam, Insta360, Osmo, Eken e Akaso. Além das câmeras de ação, você também encontra diversos acessórios como caixa estanquecarregadorcartão de memória e, claro, filtros de mergulho! Em caso de dúvida, fique à vontade para entrar em contato conosco. Nós temos uma equipe pronta para te atender. 😉

Um comentário em “Filtros de mergulho para GoPro: onde, como e quando usá-los?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *