Vou viajar para o exterior. Posso levar o meu drone?
Explorar os céus com o seu drone é emocionante! Eles são companheiros incríveis de viagem, e é comum ter dúvidas sobre levá-los no avião e voar com eles em diferentes destinos, já que as leis e regulamentações mudam de um lugar para outro. Se você se identifica com essa situação, não se preocupe! Confira estas dicas essenciais para viajar de forma responsável com o seu drone e desfrutar de suas viagens com segurança e tranquilidade.
Mantenha as baterias na bagagem de mão
Ao viajar de avião, poderá optar por despachar seu drone ou levá-lo na cabine com você. Se estiver voando com um drone maior, provavelmente precisará despachá-lo, já que a bolsa é grande e pode exceder os requisitos de tamanho da companhia aérea. Por outro lado, se estiver viajando com um drone menor, é viável levá-lo na cabine.
Independentemente de despachar ou não o seu drone, nunca coloque as baterias na mala despachada pois elas não são armazenadas em um ambiente pressurizado, e as temperaturas na cabine de passageiros são mais adequadas. Além disso, com sua bagagem na cabine, a equipe da companhia aérea poderá responder rapidamente em caso de emergência.
Fique dentro do limite de watt/hora da companhia aérea
Ao transportar baterias de drone no avião, é importante considerar os watt/hora (Wh) específicos de cada uma delas. De acordo com o site da FAA (Federal Aviation Administration), se as baterias estiverem abaixo de 100 Wh, você pode levar quantas quiser na bagagem de mão. Se estiverem entre 101 e 160 Wh, o limite é de no máximo duas baterias.
No entanto, lembre-se de que as regulamentações da FAA não se aplicam a todas as companhias aéreas ou países. Verifique as regulamentações da autoridade de aviação do país para o qual você está viajando e as regras da sua companhia aérea neste site.
Use bolsas ou maletas adequadas
Se você planeja despachar seu drone ou se preocupa com a segurança dele em geral, recomendamos o uso de uma bolsa ou maleta rígida. Se preferir levar como bagagem de mão, existem várias opções adicionais, como bolsas próprias para o drone ou o controle remoto.
Nós da ProAventura também temos bolsas especiais para suas baterias! Especialmente se estiver viajando com baterias de alta capacidade, considere adquirir uma case anti-chamas. Essas bolsas reduzem os danos em caso de combustão, diminuindo a possibilidade de eventuais explosões.
Verifique as leis locais sobre voos de Drones, onde quer que você vá!
As leis de drones variam de país para país, e as regulamentações do local onde você mora podem não se aplicar em outros lugares. Respeite as regulamentações do país que está visitando, consulte o Mapa de Zonas GEO e verifique o site oficial da autoridade de aviação local para obter mais detalhes.
Para ajudá-lo a voar de maneira responsável, confira aqui um guia que destaca as leis de drones e as políticas de transporte de baterias em mais de 20 destinos populares ao redor do mundo.
Não esqueça também de manter o seu drone sempre seguro e regularizado!
Se você é um entusiasta de drones e adora explorar o mundo através das alturas, é importante ressaltar a importância de homologar seu drone e adquirir o seguro R.E.T.A. (Registro Especial de Aeronaves não Tripuladas). Essas duas medidas são essenciais para garantir a segurança de suas operações e evitar problemas legais.
Caso seu drone ainda não esteja homologado ou segurado, nós da ProAventura somos uma loja de drones, e oferecemos os serviços de homologação, seguro R.E.T.A. e também a liberação de drones retidos pela ANATEL. Trabalhamos com drones DJI e acessórios como hélice, filtro, heliponto e muito mais! Entre em contato com a nossa equipe para obter mais informações a respeito dos serviços, drones ou produtos. Estaremos sempre à disposição para atendê-lo!
Bom dia, pretendo levar o meu DJI Mini 2 para Europa ( Londres, Holanda, França, Alemanha e República Tcheca ) então gostaria de contar com o auxílio de vocês para estar dentro das regras de cada país.
Olá, tudo bem?
Sempre recomendamos estudar as leis e regras de cada país antes de viajar para estar a par do que é legal, e também verificar as regras de cada companhia aérea, para colocar na balança se compensa levar o drone para não ter nenhuma dor de cabeça. Neste mesmo artigo temos alguns links bem importantes que te ajudarão a chegar as regras e as leis de cada país.
Boa viagem!