Sua GoPro não está ligando? Veja dicas do que você pode fazer!

Sua GoPro não está ligando? Veja dicas do que você pode fazer!

Às vezes, os aventureiros se deparam com um desafio frustrante: a sua GoPro simplesmente se recusa a ligar. O problema pode residir em diversas causas, desde bateria sem carga ou com mau funcionamento, um cartão de memória defeituoso ou até mesmo um mau funcionamento interno da câmera.

Neste artigo iremos explorar algumas dicas e soluções para reviver sua GoPro. Afinal, não existe nada mais frustrante do que ficar sem a sua câmera para capturar cada momento épico das suas aventuras.

Escolha abaixo o modelo da sua câmera para obter instruções detalhadas sobre como resolver o problema dela não querer ligar.

GoPro HERO12/11/10/9/8 e MAX

Para as GoPro de modelo HERO12, 11, 10, 9, 8 e a MAX 360°, siga esse passo a passo:

  1. Comece desconectando a câmera de qualquer fonte de energia externa e retire o cartão de memória microSD.
  2. Remova a bateria, aguarde cinco segundos e reinsira-a.
  3. Pressione o botão de Modo na lateral da câmera para verificar a resposta da GoPro e, enquanto isso, observe a iluminação do LED. Ouça beeps ou observe respostas nas telas da câmera. Se não houver resposta, mantenha pressionado o botão de Modo por dez segundos.
  4. Deixe a câmera inativa por cinco segundos e, em seguida, tente obter uma resposta pressionando novamente o botão de modo. Se a câmera permanecer sem resposta, remova a bateria e conecte-a a um carregador de parede de 5V/2A (nunca utilize carregadores turbo) usando o cabo USB Tipo-C da GoPro.
  5. Observe se o LED frontal pisca dentro de cinco segundos após conectar o carregador.
  6. Deixe a câmera descansar por cinco segundos e tente ligá-la sem a bateria. Se ainda não ligar, experimente usar um cabo USB Tipo-C e uma fonte de carregamento diferente.
  7. Se a câmera ligar, desligue-a, insira a bateria e observe o LED frontal piscar. Certifique-se de que o LED acenda e permaneça aceso. Se o LED frontal permanecer aceso por dez minutos, desconecte a câmera da fonte de carregamento e pressione novamente o botão de modo.
  8. Se a câmera ligar, desligue-a, insira o cartão de memória e espere cinco segundos. Em seguida, ligue a câmera e faça um teste gravando um vídeo curto.

GoPro HERO11 Black Mini

Caso tenha uma GoPro 11 Mini, siga esse passo a passo:

  1. Desconecte a câmera de qualquer fonte de energia externa e remova o cartão de memória.
  2. Em seguida, pressione o botão de Status/Pair Button (na parte frontal da câmera) para verificar se a GoPro responde. Observe atentamente a iluminação do LED, ouça possíveis beeps ou aguarde por uma resposta na tela da câmera.
  3. Se não houver resposta inicial, tente redefinir a câmera pressionando e segurando o botão de Status/Pair Button por dez segundos. Após soltar o botão, aguarde cinco segundos antes de pressionar novamente o mesmo botão.
  4. Caso a câmera não ligue mesmo após essas etapas, conecte-a a um carregador de parede de 5V/2A (nunca utilize carregadores turbo), utilizando o cabo USB Tipo-C da GoPro. Esteja atento ao LED superior da câmera para verificar se ele acende. Se não houver resposta, experimente trocar o cabo ou a fonte de carregamento.
  5. Deixe a câmera descansar por pelo menos dez minutos antes de pressionar novamente o botão de Status/Pair Button para avaliar se há alguma resposta.

GoPro HERO7 (Black/White/Silver), HERO6 e 5 Black

Para as câmeras GoPro HERO7 Black/White/Silver, HERO6 Black e também a HERO5 Black, siga esses passos:

  1. Desconecte a câmera de qualquer fonte de energia externa e remova o cartão de memória. Caso esteja utilizando uma HERO7 Black, certifique-se de remover e reinserir a bateria.
  2. Pressione o botão de Modo na lateral da câmera para verificar a resposta da câmera, observando a iluminação do LED, ouvindo possíveis beeps ou aguardando uma resposta nas telas da câmera.
  3. Se não houver resposta inicial, tente redefinir a câmera pressionando e segurando o botão de Modo por dez segundos. Após soltar o botão, deixe a câmera inativa por cinco segundos e tente obter uma resposta pressionando novamente o botão.
    Observação: Esta etapa se aplica exclusivamente à HERO7 Black; para HERO7 White ou Silver, prossigam para o próximo passo. Se, mesmo assim, não for possível obter qualquer sinal da câmera, remova a bateria e conecte-a a um carregador de parede de 5V/2A (nunca utilize carregadores turbo) usando o cabo USB Tipo-C da GoPro. Aguarde cinco segundos antes de tentar ligar a câmera (ainda com a bateria removida).
  4. Caso a câmera não ligue, experimente utilizar uma fonte e um cabo USB Tipo-C alternativo. Se ou quando os LEDs vermelhos acenderem, deixe a câmera carregar por alguns minutos.Remova a câmera da fonte de carregamento e tente obter uma resposta ao pressionar o botão de Modo. Se a câmera ligar, desligue-a novamente. Insira o cartão de memória, ligue a câmera e grave um vídeo teste.

HERO Session

Para a GoPro da linha Session, essas são as orientações:

  1. Desconecte a sua GoPro Session de qualquer fonte de energia externa e retire o cartão de memória. Em seguida, pressione o botão de Info/Wireless na parte traseira da câmera para verificar se alguma informação é exibida na tela de status da câmera.
  2. Se nada for exibido na tela de status, proceda tentando redefinir a câmera. Mantenha pressionado o botão do obturador, na parte superior da câmera, por dez segundos. Se a tentativa for bem sucedida, a câmera emitirá três bips e indicará a ausência de um cartão de memória antes de desligar. A operação normal deverá ser retomada após esse reset.
  3. Se, no entanto, a câmera não responder, conecte-a a um carregador de parede de 5V/2A (nunca use carregadores turbo). Observe a possível iluminação do LED vermelho, indicando o início do carregamento.
  4. Se ou quando os LEDs vermelhos acenderem, deixe a câmera carregando por alguns minutos. Em seguida, desconecte a câmera da fonte de carregamento e pressione o botão do obturador. A câmera deverá exibir uma mensagem de que está sem cartão de memória.
  5. Se a câmera ligar, desligue-a novamente. Insira o cartão, ligue a câmera e grave um vídeo.

HERO4, 3 e 3+ (Black/Silver/White)

Já para os modelos mais antigos, como a GoPro 4, 3 e 3+ Black/Silver/White, siga os seguintes passos:

  1. Desconecte quaisquer acessórios BacPac ou cabos da câmera, e também remova a bateria e o cartão microSD.
  2. Em seguida, insira a bateria na câmera e utilize o cabo USB da GoPro para conectá-la a um carregador de parede que forneça 5V/1A (nunca use carregadores turbo). Ao conectar a uma fonte de carregamento, você deverá ver um LED vermelho acender na frente da sua câmera em questão de minutos.
  3. No entanto, se não visualizar nenhum LED vermelho dentro de 1 a 2 minutos, tente usar um cabo USB diferente, outra porta USB ou carregador.
  4. Assim que o LED vermelho da frente estiver aceso, pressione firmemente e solte o botão de Modo na parte frontal da câmera, e ela deverá ligar. Se não conseguir ligar a câmera com esta bateria, experimente usar outra bateria.
  5. Se, ao utilizar uma bateria diferente, a câmera ligar, é provável que a sua outra bateria esteja muito descarregada ou tenha atingido o final de sua vida útil.
  6. A menos que não tenha uma bateria secundária para testar, poderá adquirir uma bateria nova através desse link. Ou, remova a bateria da câmera e conecte-a à fonte de carregamento. Mesmo se o LED vermelho não acender, pressione o botão de Modo para verificar se a câmera pode ser ligada.

E aí? Essas sugestões deram certo com a sua GoPro?

Ao enfrentar o desafio frustrante de uma GoPro que se recusa a ligar, exploramos diversas causas possíveis. Agora, com essas dicas e soluções, você pode reviver sua câmera e capturar novamente cada momento de sua aventura!

No entanto, se mesmo com nossas orientações a sua GoPro persista em não ligar, não se preocupe! Na ProAventura, além de sermos uma loja de câmeras de ação, oferecemos serviços de manutenção para câmeras GoPro! Caso seu equipamento não esteja funcionando corretamente, entre em contato com nossa equipe para obter mais informações sobre esse serviço.

E para aqueles que ainda não possuem uma GoPro, adquira a sua com a ProAventura! Oferecemos não apenas câmeras de ação, como GoPro, Osmo Action, Insta360 e Akaso, mas também uma ampla variedade de acessórios, como caixa estanque, capas de silicone, carregador, cartão de memória e muito mais! Em caso de dúvida, nossa equipe está pronta para atendê-lo! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *