Saiba tudo sobre o Follow Me e ActiveTrack dos drones DJI!

Saiba tudo sobre o Follow Me e ActiveTrack dos drones DJI!

Imagine a seguinte cena: você está prestes a conquistar o topo de uma majestosa montanha. A luz do sol banha tudo em uma beleza única. No momento exato em que alcança o pico, você enquadra a cena para capturar o pôr do sol perfeito. No entanto, a realização logo se transforma em frustração, pois percebe que não poderá desfrutar totalmente desse momento por estar ocupado controlando o drone.

Para superar esse desafio, os fabricantes de drones desenvolveram recursos automáticos que tornam a fotografia aérea muito mais intuitiva. Os drones que apresentam o modo Follow Me e o ActiveTrack, te permitem aproveitar cada momento da sua aventura sem a preocupação de se concentrar tanto no controle remoto e no drone.

Neste artigo, iremos explorar como a tecnologia líder da DJI, a FocusTrack, faz com que os drones com rastreamento de objeto funcionem na prática!

ActiveTrack e Follow Me: São a mesma coisa?

ActiveTrack é uma versão melhorada do Follow Me. Então, sim, você poderia dizer que são quase a mesma coisa. Mas com o ActiveTrack, a DJI adicionou mais recursos para torná-lo mais eficiente, tornando-o um dos recursos mais vendidos de seus drones.

Desde seu lançamento em 2016 com os drones DJI Phantom 4, o ActiveTrack tem desempenhado um papel fundamental na transformação da experiência de voo com drones. Essa tecnologia representa uma forma avançada do Follow Me, permitindo que os usuários desenhem um retângulo em torno do objeto que desejam que seja rastreado. O resultado? O drone continua seguindo o objeto enquanto permanece dentro de sua faixa visual ou alcance de sensores.

A magia por trás desse recurso está na detecção de objetos avançada e em sensores visuais de última geração. O ActiveTrack é tão avançado, que a detecção acontece em uma questão de segundos. Essa função não apenas segue de perto, mas também se adapta às mudanças de movimento, garantindo que você capture imagens e vídeos impressionantes. Esta é a promessa e o potencial do ActiveTrack – uma revolução no rastreamento de objetos com drones.

E para que essas funções servem?

No mundo dos drones, esta tecnologia tem sido uma verdadeira revolução. Imagine um dispositivo que, de forma autônoma, é capaz de rastrear um alvo, mantendo-o sempre em foco, sem a necessidade de intervenção de um piloto.

Pense em atividades que exigem total concentração e foco, como corridas, viagens de carro, passeios de bicicleta ou até mesmo descidas radicais na neve. Nestes cenários, pilotar um drone manualmente enquanto se dedica à atividade principal não apenas é inviável, como pode ser perigoso. É aqui que essa tecnologia entra em cena. Com essa funcionalidade, você poderá ter o drone acompanhando suas ações de forma autônoma, capturando imagens incríveis sem que você precise se preocupar em controlá-lo.

E como essa tecnologia toda funciona?

Os drones com esta função, utilizam uma série de tecnologias para realizar essa façanha. A combinação de GPS, visão computacional e sistemas de evasão de obstáculos, os permite rastrear e seguir objetos com precisão.

A DJI, uma das líderes do setor, introduziu a tecnologia FocusTrack diretamente na visualização da câmera de seus drones. Ao abrir a visualização da câmera, um leque de possibilidades se desdobra. Tudo o que você precisa fazer é selecionar o objeto que deseja acompanhar e escolher entre os modos FocusTrack disponíveis: Spotlight, ActiveTrack e Ponto de Interesse. Essa integração inteligente permite ativar as habilidades de acompanhamento únicas desses modos com um simples toque, elevando o rastreamento automático a um novo patamar de facilidade e eficácia.

Desvendando a tecnologia por trás do Follow Me e do ActiveTrack

Existe duas formas de como esse modo funciona nos drones da DJI:

– GPS: Seja você um iniciante ou um piloto experiente, sabe da importância do GPS nos drones. Ele auxilia na navegação, estabilização, mapeamento e até mesmo tornou possível a função “Siga-me” (Follow Me).

O drone possui um receptor GPS e é projetado para seguir um Controlador de Estação Terrestre (Ground Station Controller). Agora, esse controlador pode ser o do próprio drone, seu smartphone ou um dispositivo independente que você pode usar. Desde que o drone esteja em comunicação com este controlador, ele continuará seguindo-o.

O único ponto a ser levado em consideração, é que a conexão nem sempre é forte. Isso pode ocorrer devido a interferências, níveis baixos de bateria no transmissor, afastamento excessivo do drone, entre outros motivos. Mas é bom saber que alguns drones têm recursos de segurança, como o hover (manter a posição) ou o RTH (Return to Home – Retorno à Base) caso isso aconteça.

– Tecnologia de Reconhecimento Visual: Em vez de usar GPS, a Tecnologia de Reconhecimento Visual utiliza sensores para identificar pessoas, sons e objetos em movimento. Essa tecnologia é uma introdução relativamente recente nos drones, mas funciona melhor do que o GPS. Com a Tecnologia de Visão, o drone continuará seguindo o objeto em movimento enquanto puder “vê-lo”.

A programação de drones para identificar pessoas ou objetos em movimento envolve o “treinamento” dos dados, no qual você ensina os sensores a identificar um padrão pré-definido específico. Por exemplo, eles são treinados para identificar pessoas, veículos ou animais e continuarão seguindo o objeto atribuído enquanto ele se encaixar nos critérios predefinidos.

Já sabia como que funcionava o Follow Me e o ActiveTrack?

A tecnologia Follow Me e ActiveTrack revolucionou a forma como interagimos com os drones. Agora, podemos nos concentrar totalmente em nossas atividades, enquanto o drone nos acompanha de forma autônoma, capturando imagens espetaculares. Essa tecnologia nos proporciona uma nova dimensão de criatividade e conveniência na fotografia e filmagem aérea. Portanto, aproveite ao máximo sua próxima aventura, sabendo que o seu drone estará sempre pronto para seguir seus passos.

E se procura por drones DJI, seja para uso profissional ou não, nós da ProAventura somos uma loja de drones com diversos modelos e acessórios extras e de reposição como hélice, heliponto e bolsas de transporte. Também oferecemos os serviços de manutenção de dronehomologaçãoseguro R.E.T.A. e liberação de drones retidos pela ANATEL. Entre em contato com a nossa equipe para obter mais informações a respeito dos serviços, drones ou produtos. Estaremos sempre à disposição para atendê-lo! 😉

2 comentários sobre “Saiba tudo sobre o Follow Me e ActiveTrack dos drones DJI!

    1. Olá, Paulo! Tudo bem?

      Essa tecnologia vem de fábrica no drone, dependendo do modelo, como o DJI Mini 3 Pro e DJI Mini 4 Pro que, nativamente, já possuem esse recurso.
      Caso o seu drone não possua, existe uma forma de liberá-lo. Porém, para ativar esse recurso, é preciso estar usando um aplicativo de terceiros e ter noção sobre a pilotagem do drone. A DJI não se responsabiliza por eventuais danos por utilizar aplicativos que não sejam os da fabricante. Então caso aconteça algum acidente com o drone e ele estiver na garantia, você irá perdê-la por conta disso. Portanto, não é aconselhável o uso desses aplicativos, principalmente por quem ainda não possui muito conhecimento nessa área, ok? O ideal é adquirir um drone que já tenha o Follow Me para que possa usá-lo com total segurança. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *