O que saber antes de pilotar um Drone pela primeira vez
Tem interesse em pilotar um drone, mas não tem muita noção por onde começar? Sem problemas, vamos te dar algumas dicas para você começar a pilotar sem medo.
Começar algo sempre nos enche de dúvidas, não é mesmo? E por isso é tão importante ouvir a opinião de quem entende do assunto. Pilotar um drone requer alguns cuidados, principalmente com a legislação, mas também é preciso observar condições do tempo, do local e do equipamento.
Pensando nisso, preparamos um artigo com muitas informações para você começar a pilotar um Drone de controle remoto com maior segurança. Vem com a gente!
Primeiro passo: a homologação
Este é um dos passos mais importantes para iniciar a pilotar. Aqui no Brasil temos leis bem específicas quando se trata de drones e é fundamental segui-las corretamente. Não fazer o registro de seu equipamento junto a ANATEL, ANAC e DECEA pode render a apreensão de seu drone e ser passível de multas.
Portanto, antes do primeiro voo é necessário fazer a homologação na ANATEL, fazer o registro do drone na ANAC e também na DECEA, que são órgãos fiscalizadores para o uso de drones em todo o território nacional.
São processos burocráticos, mas super necessários em serem feitos. Você também pode ter mais facilidade contratando os serviços de homologação da ProAventura, fazemos todos os registros para que você faça voos tranquilos. O prazo pode demorar de 30 a 45 dias, e é super fácil: você contrata o serviço, nos envia os documentos, nós fazemos o processo de homologação e depois enviamos para você os certificados plastificados e os números dos registros em forma de adesivo para colar no equipamento, tá bom?
Ah, nosso serviço é válido somente para Drone DJI. Para drones de outras fabricantes é necessário informar o número do FCC do equipamento.
Solicitação de voos
Está com os números dos registros em mãos, então já pode voar? Calma. Ainda é preciso solicitar uma permissão para o voo no DECEA-SARPAS, algo que pode ser feito facilmente pela internet. Essa solicitação visa fornecer maior segurança para a pilotagem, que não deve acontecer próximo de aeroporto, presídios nem bases militares.
Após a aprovação de sua solicitação você receberá um e-mail com a autorização (ou não) para fazer o voo naquele local. Depois disso, você pode começar a pilotar!
Agora sim, hora do voo
É necessário que você conheça profundamente o equipamento, todas as funcionalidades e possibilidades com o controle. Para isso, é sempre indicado a leitura do manual e também procurar um instrutor que possa dar as dicas básicas de pilotagem. Atualmente, existem diversos cursos que você pode fazer para melhorar a sua técnica.
Procure sempre um local sem obstáculos, como árvores, postes e fios de luz, assim como pessoas e animais. É fundamental você pensar na segurança, por isso, vá com calma no primeiro voo, não tente fazer manobras ou explorar mais do que você já conhece.
Verifique as condições climáticas, não é indicado o voo em locais com muito vento ou em dias de chuva, já que grande parte dos drones não são à prova d’água. Leve em conta o tamanho e peso da nave, beleza? Ah, não se esqueça de fazer a calibração do equipamento.
Se você ainda tiver dúvidas sobre a homologação e as melhores condições para voo, entre em contato com a gente, será um prazer te ajudar.
Visite nosso site e conheça os modelos de drones disponíveis, tais como o Mavic mini e o Mavic mini 2. Aproveite nossas condições de pagamento!