Drone de controle remoto: 4 cuidados para ter com o seu drone
O drone virou um dos principais dispositivos de captura de imagens quando falamos em ângulos diferentões e super criativos, ele é um ótimo equipamento para registrar, em fotos ou vídeos, paisagens que são surpreendentes.
Apesar de vir se tornando o queridinho entre alguns profissionais de produção de vídeo, existem algumas questões que precisam ser estudadas para uma boa pilotagem, como a legislação. É de extrema importância conhecer o que diz a lei de cada país antes de usar um drone, pois caso contrário você pode receber uma multa ou até mesmo ter o drone apreendido. No Vaticano — o menor país do mundo — é expressamente proibido o uso desses equipamentos, por exemplo. Mas, conhecer a legislação brasileira já é um bom começo.
O drone de controle remoto precisa de cuidados especiais para garantir o seu bom funcionamento a longo prazo. Por isso, nós da ProAventura, listamos quatro principais cuidados que você deve ter com o seu drone. Confira!
- Fique atento em como transportar o drone
O transporte do drone de controle remoto deve ser feito com bastante cuidado, pois as hélices não podem sofrer danos. O ideal é que você opte por transportar o drone em um case específico para o seu modelo, assim você evita avarias no equipamento.
Transportar corretamente é essencial para que o drone faça decolagens e voos sem preocupações e de forma correta. Hélices com avaria, por exemplo, podem fazer com que o drone se choque com objetos ou não consiga levantar voo.
- Pilote com cuidado
Principalmente se você for um iniciante no uso do drone, tome bastante cuidado com as rotas que irá fazer. É necessário bastante treino para aperfeiçoar a pilotagem de um drone, por isso, evite manobras radicais nos primeiros voos e atente-se para não aproximar demais o equipamento de grandes espelhos d’água, pois qualquer oscilação de precisão dada pelo GPS, pode ser fatal.
Você pode investir em treinamentos para pilotagem de drones e se aprofundar em capturar imagens com estes dispositivos. O importante é pilotar com cuidado e muita atenção. Os modelos Mavic mini e Mavic mini 2, por exemplo, possuem sensores de visão e GPS Precise Hover que garantem um controle e segurança ainda maiores durante os voos.
- Faça a manutenção do drone
Fazer uma boa manutenção é fundamental para que não haja problemas no futuro. Na manutenção é preciso observar o estado das hélices, dos encaixes da bateria e da câmera. É também fundamental que seja feita a limpeza de cada parte do drone, com o intuito de tirar poeira e outras sujidades que podem danificar o equipamento. A limpeza da câmera também é fundamental para manter a qualidade das imagens capturadas por ela. Assim você conseguirá utilizar o drone sem medo e por longos períodos de tempo.
- Se a previsão é de chuva, não voe
Até pode parecer uma boa ideia fazer imagens aéreas durante a chuva, mas isso pode danificar de forma irreversível o seu drone. O Drone DJI, da linha Wind, por exemplo, é à prova d’água, mas fique sempre atento às especificidades de seu drone.
Se o tempo estiver com muito vento ou muita neblina também evite pilotar, assim você reduz a chance de acidentes, como uma queda inesperada.
Agora é só cuidar do seu drone direitinho e aproveitar todas as possibilidades que ele oferece.
Excelentes dicas para quem posdui um drone ou planejs ter um…guarde essas informações preciosas! Parabéns a equipe Pro Aventura!